Pesquisar este blog

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Curso Proinfo 2011 - Atividade 1

1- Quem usa o laboratório? O que os alunos fazem no laboratório? Os alunos gostam de trabalhar com os computadores?
2- Que mudanças a chegada do laboratório trouxe para sua escola em geral?
3- O uso das TICs na escola está promovendo ou não a capacidade dos alunos de serem críticos, criativos e ¨cuidantes¨? Por quê?
4- Esse uso está promovendo ou não uma aprendizagem significativa e crítica? Por quê?


          Meu nome é Elizabeth, trabalho na Escola Municipal Folhinha Verde, com alunos do 2º período da Educação Infantil, com faixa etária entre 5 e 6 anos.
          Quem usava o laboratório da escola eram os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental e os do 2º período da Educação Infantil. O laboratório era utilizado uma vez por semana. As crianças realizavam, com a orientação de uma professora específica, atividades como: desenhos, jogos do SEBRAN, ditados de letras, palavras e números. Não era possível usar a internet porque os computadores eram antigos, dificultando assim o acesso.
          Os alunos ficaram muito empolgados por terem a oportunidade de usar o laboratório. Mas, infelizmente, com a falta de professora está desativado. A escola recebeu computadores novos do MEC, mas ainda não foram instalados.
          O uso das TICs no contexto escolar evidencia modificações no processo de ensino e aprendizagem. Pois, transforma o aluno e o prepara para ser autônomo em suas atuações cognitivas, afetivas e sociais.
          Os recursos tecnológicos nas escolas facilita e estimula a aprendizagem do aluno, contribui para a busca do saber, para a capacidade de observação e também serve como ferramenta para a fixação de conteúdos, construindo uma experiência rica e consistente.

Nenhum comentário: